CASA EM MANIQUE

Projecto de arquitectura de uma casa vernacular na região de Lisboa, isolada por um grande jardim murado. 2011

01 Manique 1902.jpg

O projecto tem por objectivo principal, recuperar e revalorizar o edifício e o seu terreno. Trata-se de uma obra de reconstrução e ampliação de uma habitação, pretendo recuperar parte do existente, reconverter as áreas de dependências e ampliar a área de construção. Pretende-se também dota-la de novas infra-estruturas, melhoramentos térmicos e acústicos e acessibilidades novas, para adaptar à legislação vigente e aos modos de vida contemporâneos, esta casa antiga. 
Encontramos aqui, uma casa de tipologia vernácula da segunda metade do séc. XVIII, com alguns elementos decorativos que a distinguem e a tornam única na localidade de Manique. A sua propriedade caracteriza-se por uma grande área verde, um jardim separado da rua por um muro alto, com algumas árvores de notar, um cedro de grandes dimensões e uma bougainvillea, arbusto que neste caso, dada a sua antiguidade, se transformou em árvore.
Para recuperar a casa original, é necessário criar uma área nova que torne possível as condições de habitabilidade de esta construção vernácula do séc. XVIII. Para tal é necessário proceder a demolições das construções de mais fraca qualidade, de alvenaria simples e criar espaços novos, que respeitem os regulamentos gerais, térmicos, acústicos e mobilidade em vigor, mais concretamente no que diz respeito a instalações sanitárias, cozinha, acessos de mobilidade reduzida.
Consecutivamente, propõe-se a transformação da área demolida em novos espaços e uma ampliação de área construída. Esta vem substituir as estruturas demolidas de pouca qualidade construtiva e resolver a diferença de cotas entre o terreno original e a rua da Escola. A estratégia é manter no exterior o aspecto da casa original, desenvolvendo-se a nova área no interior do lote, tendo como único ponto de contacto a entrada da garagem e da mobilidade reduzida.
03 201305 Implantação.jpg
06 201305 PR Alçados.jpg

 

close-alt close collapse comment ellipsis expand gallery heart lock menu next pinned previous reply search share star